Friday 1 June 2007

Calinadas

É que qualquer dia acordo para a vida e já não sei escrever português.

Farto-me de gozar quando pessoas hierarquicamente superiores a mim a nível profissional madam calinada atrás calinada a escrever português.

Só consigo pensar 'que vergonha, eu não quero ser assim...'. Mas já lá estou perto, não tenho dúvida nenhuma. Quero escrever uma simples frase e não sei como escrever a palavra mais vugar, mais fácil.

É que começo a sentir-me estúpida.

Não é que não me sinta muitas outras vezes por diversas outras razões.

Mas por esta não quero sentir-me.

E muito menos quero alguma vez ser gozada por dar pontapés na gramatica.

Pontapear por pontapear, que seja qualquer coisa de mais substancial!

Um exemplo: ao escrever a descrição do blog, queria escrever baboseiras.

Ora baboseiras, se queremos ler baboseiras, podemos escrever:

BABOSEIRAS

BABUSEIRAS

BABOZEIRAS

BABUZEIRAS

Há 25% de probabilidade de acertarmos. O que não é mau. Já 75% de probabilidade de falhar me parece menos aliciante. Tudo depende de quem acha que o copo está meio vazio e de quem acha que está meio cheio.

Eu, sinceramente, nunca pensei nisso. E agora também não me apetece pensar...

Ora, tem algum sentido que baboseira venha de baboso. Por alguma razão me parece lógico que ao dizer diaparates, uma pessoa se babe e, portanto... Lá está, não sei!

Poderá também vir de babu. E, realmente, o macaco babu diz umas quantas parvoíces. Acho eu, quer dizer, não faço a mínima que seja o babu. Mas macaco que é macaco... É macaco, coitado! É a figura que temos dos nossos antepassados. Quando não houver mais para evoluir, começamos a retroceder, e é lá que vamos parar.

Agora com z, não me soa. Sempre foi assim, mesmo quando era pequena, mesmo na escola. Quando não sabia como uma palavra se escrevia, escrevia as várias hipóteses a ver qual me parecia melhor. Se não gostasse do aspecto da palavra, escrevia de outra forma. O que vale é que estava quase sempre bem!

Como se escrever entao 'baboseiras'??

Alguém me ajuda?

Esclarece?

Com justificação, se não se importam.

Que isto chegar e mandar um bitaque tem que se diga. Bitaque tudo bem, mas justificadinho.

E bitaque? Como é que escreve?

Bem, agora não me vou pôr para aqui a fazer conjecturas e suposições cada duas palavras que escrevo.

Até porque ninguém lê este blog...

No comments: