Wednesday 13 June 2007

Ólh'a febra!!!

Ontem fui, pela primeira vez, aos santos.

Combinámos às 19h30 para jantarmos primeiro. Não tínhamos restaurante marcado... Não vamos, portanto, ter mesa no restaurante. Óbvio! Ou talvez só para mim.

Ok, vamos ao restaurante do teu amigo. Ele não marca mesas porque há sempre gente a entrar e a sair? Ok. Às 20h ainda não há lá ninguém, de certeza que arranjamos mesa?? Ok. Isto se alguma vez nos encontrássemos às horas que combinamos. Vamos de certeza chegar ao restaurante perto das 21h e o lugar vai estar a abarrotar! Achas que não? Ok.

21h, mais coisa menos coisa, lá estamos nós à porta do famoso restaurante. Pois, para mesa vai demorar cerca de 1h. Pois, como é lógico!

Podemos ir dar uma volta e voltar daqui a meia hora e depois esperar mais um bocadinho... Claro e jantar às dez da noite... Não! Eu vou às febras! Felizmente a maioria estava comigo!! Lá fomos nós à bifana. 2.50€ a bifana. E nós com vontades de um chouricinho a acompanhar, mas a 5€ perdemos logo a vontade. Acabada a ceia (duas míseras bifanas por não querer contribuir para a chulice daquele pessoal) lá vamos nós à nossa vida.

E agora, o que se faz? BEBE-SE!!!

Então e a que horas é que começam as marchas? Mas tu achavas que ias ver as marchas? Sim!

Então o que é que se faz aqui?? BEBE-SE!!! Ah, ok.

Alguém disse: se soubesses que isto era só para vir beber e dançar não tinhas vindo... Ao que respondi: basicamente!

E se fossemos beber um cafezinho ao famoso restaurante? Beber café? Às dez da noite?!?! Eu realmente, vivo noutro planeta...

Ah, já percebi, vamos passar a noite a subir e a descer a rua da Sé. Programa interessante em alternativa a ver as marchas (que não me lembro de ter alguma visto... mas queria ter ido...).

Acabado o cafezinho, a bela da música pimba!!! Ficamos já aqui! É que só podem estar a gozar com a minha cara!!!

Felizmente, passada uma longa meia hora (ok, talvez esteja a exagerar, mas com tanto comentário, oh mulher, bebe um copo para te desinibires, oh mulher, tens de apanhar uma bezana, oh mulher, solta-te, pareceu mais de meia hora...) a música começou a tornar-se um pouco mais agradável ao ouvido.

E pronto, lá abanei um pouco o corpito. Parece que afinal não danço assim tão mal... (deve ter sido apenas um comunicado simpático). Mas o mais engraçado é ver as minhas amigas surpreendidas por verem que afinal até me consigo abanar. Conhecemo-nos há não sei quanto tempo, estamos juntas quase todos os dias, como é que nunca me tinham visto dançar? Ok, apenas 3 delas já tinham visto, e uma única vez.

Pensando bem, acho que deve ter sido a 2ª vez que dancei em público sem estar toda presa!!! Pronto, está bem, já sei que não custa nada, já percebi... Sim, pode ser que me convençam a ir sair com vocês da próxima vez... Eu até gosto de dançar. Aliás, eu adoro dançar. No meu quarto, sozinha em casa. Fora isso, o meu corpo parece uma fortaleza. Ou parecia, pode o mal ter acabado!!!

Quando me disseram: esta rua daqui a pouco vai estar completamente cheia, o pessoal todo a roçar-se, só pensei: não acabo a noite sem dar um estalo nalgum. Felizmente, só dei uns (valentes) empurrõezitos a um gajo que já me estava a deixar fora do sério... Será tão difícil ver um grupo de 8 raparigas a dançar e deixá-las em paz???

Fora isso, o mais perto de estive de expressar um pouco mais agressivamente o meu desagrado foi durante o episódio da palhinha. EU NÃO BEBO ÁLCOOL. Nada, absolutamente nada!!! Eu bebo caipirinhas com água em vez de cachaça. Sim, eu bebo. Não, não sou maluca. Ou talvez seja. Escusam de insistir, EU NÃO GOSTO!!! É a mesma história do: se te esforçasses um bocadinho, se conhecesses o rapaz certo... Eu não quero conhecer o rapaz certo, nem esforçar-me por gostar do que não gosto!!!

Estava eu então com uma lata de sumol de ananás na mão e a palhinha na outra quando, para tirar o plástico à palhinha, meto a palhinha na boca e puxo o plástico. Ainda com a palhinha na boca e a enfiar o plástico da palhinha no bolso (porque, ao contrário do resto da malta, a mim não me custa andar 20m para me dirigir ao contentor do lixo, ou guardá-lo no bolso), passa um gajo por mim e puxa-me a palhinha da boca. E nem se torna a virar para trás. Estou eu já preparada a ir atrás dele, dar-lhe um puxão e arrancar-lhe a palhinha da mão, quano a Mafa diz, teve muita piada, desculpa, mas teve muita piada. Ok, leva lá a palhinha!!!

A noite parecia em vias de terminar de forma menos famosa quando o pessoal de uma casa no primeiro andar decide vir para a varanda e começar a dar banho de cerveja e champanhe ao pessoal. E a malta cá de baixo vai de atirar latas vazias lá para cima, e o pessoal lá de cima vá de mandar uma lata de cerveja cheia cá para baixo. A partir daí começam a voar cá de baixo, não só latas vazias, como garrafas vazias, pequenas e de 1L. O pessoal com os copos tem umas ideias um bocado para o chanfradas. Comprendo que se revoltem, mas atirar garrafas de 1L contra uma janela no primeiro andar para levar com os cacos é um bocado para o ridículo... O que vale é que a dona da casa arrastou os engraçadinhos para dentro de casa e fechou a janela.

Depois de uma noite de bailarico, o Santo António costuma prendar os seus habitantes com um belo feriado para a malta se estender na areia a estorricar. Ó meu querido Santo António, eu fiu à praia e apanhei chuvada. Faça calor ou faça frio, faça sol ou faça chuva, já que me dei ao trabalho de vestir o bikini, o melhor mesmo é molhá-lo.

Ó meu querido Santo António, a porra da água escusava era de estar tão fria!!!

1 comment:

Anonymous said...

Convenhamos que o teu santo antónio foi um nadinha mais agitado do que o meu... Fiquei-me pelas sardinhas entre alguns amiguitos, no sossego, sem marchas nem copos ;) mas confesso que a da palhinha realmente teve muita piada e o mais engraçado desse pequeno aparte é que ficaste irritada :)