Saturday 2 June 2007

Os incentivos...

... de quem já lá esteve.

Testemunhos da primeira reunião...

... do pessoal de Lisboa. Desculpem, mas só li os testemunhos no fórum Lxx...

- Qual o teu maior receio? Era válido?
- Tiveste alguma ansiedade quando te dirigiste a nós?
- Foste bem acolhido?
- A reunião realizou-se de acordo com as tuas expectativas?
- Fizeste amigos?
- Ficaste com vontade de regressar?
- Etc.

Estas eram as questões. Ou melhor, um exemplo dos tópicos a desenvolver quando a experiência da primeira reunião fosse descrita.

Tenho uma certa dificuldade em seguir as coisas à risca. Não consigo sequer seguir a ordem de qualquer coisa. Vamos baralhar.

Li todos (e quando digo todos, digo todos), os testemunhos do fórum de Lisboa. Fui lendo e tirando notas. Vou de certeza plagiar. Espero que não muito. As minhas opiniões também estão incluídas, na perspectiva de quem fala por suposição.

A ver... se organizo esta desorganização.

Acolhimento. Excelente. Sorrisos, simpatia, boa disposição.

Expectativas. Quem não as tinhas, não ficou desiludido. Quem as tinha, viu-as superadas.

Regresso. Aderência total.

Eu não queria dizer nada, mas o fórum tem uns Srs. e umas Sras. que têm umas borrachas digitais, ou o queiram chamar-lhes, e essas borrachas têm poderes especiais (para rimar com digitais). Pois é, essas borrachas têm o poder de apagar uns quantos testemunhos que não se enquadrem na vibe do incentivo...

Nah, o pessoal das borrachinhas parece ser espectacular.

Receios. Ansiedades. À cabeça, o facto de não ir sozinho(a). Chego lá, não conheço ninguém... Começam a fazer-me perguntas, não sei o que dizer, não sei o esperam de mim... Desconforto. Ou então deixam-me lá para um canto e não me ligam nenhuma. Vão olhar-me de lado. Rejeição.
Timidez. Nervosismo. E se não me identifico com o grupo? Se me sinto deslocado(a), se não me consigo integrar?
Vergonha. Exposição. O que faço se encontrar na reunião uma cara conhecida? Se a caminho da reunião alguém me pergunta ‘Por aqui? O que andas a fazer?’
E se aquilo é um local de lamentação, onde vou encontrar apenas pessoas tristes e frustadas, ou um grupo de fanáticos que odeiam heteros?
Ou um local de engate?
Na volta é uma reunião apenas informativa, aborrecida, enfadonha. Alguém a bombardear-nos a mente com moralidades acerca de como o mundo vai e onde isto irá parar se continuar assim...

Os mais destemidos vão de peito cheio e com a cabeça bem erguida. Se lá vou é porque quero. Vou, e vou sem receios. Vou ouvir falar de algo que me interessa. Não quero falar, não falo, mas quero ouvir, e tenho esse direito. Vou conhecer pessoas, pessoas como eu, com quem partilho uma visão do mundo, uma forma de estar na vida, uma mente aberta, uma busca de informação.

Diz quem por lá passou e sempre voltou que são incluídos e integrados no grupo mal entram. Que lá encontraram simpatia, boa disposição e um ambiente relaxado e de convívio, acompanhado por um debate saudável, dinâmico e interactivo.

As raras experiências negativas, mas indiscutivelmente merecedoras de referência, não pormenorizam os porquês, mas deu para perceber que houve qualquer desentendimento com um dos participantes, que parece ter-se comportado de forma um pouco descontextualizada. Mesmo quem relatou uma primeira má experiência voltou, o que demonstra que não foi assim tão má.

Dois relatos despertaram o meu interesse. O da gaja que deixou o telemóvel no táxi. Também estou um pouco receosa que algo do género aconteça. Que a minha mãe me pergunte onde vou, apesar de já há alguns anos achar que a minha mãe sabe e estar à espera que ela me pergunte. Mas acho que o pior será se outra pessoa da minha família me perguntar. Acho que minto, simplesmente.

Outro relato foi o de alguém que escreveu no tópico da primeira reunião que ainda estava indecisa, que ainda não tinha ganho coragem. A sua mensagem foi de Março de 2006. Não encontrei mais mensagem nenhuma a dizer que tinha ido a uma reunião. Espero que tenhas ido. Se não foste, olha, também ainda não fui. Se quiseres combino contigo e vamos. Assim, já nenhuma ia sozinha... É pouco provável que leias este blog. Acho que vou enviar-te uma mensagem. Acho que o fórum permite isso.

Amizades Que amizade não é uma coisa instantânea, mas algo que se constrói durante a vida, todos concordamos. Por agora, interessa frisar que ninguém, pelo que li, criou inimizades. O resto, o tempo o dirá. E tem dito. Foram encontradas possibilidades de belas e duradouras amizades, e alguns até foram privilegiados ao encontrar por lá amor.


Se te identificas com esta organização, dá uma oportunidade a ti próprio(a). Eheh, ainda nem lá fui e já para aqui estou armada aos cucos...

E não me sentir integrada? De qualquer modo nunca me senti realmente integrada em parte alguma. Se me sentir bem, acho que até vou é estranhar...

E há sempre a possibilidade de nos virmos embora caso não nos sintamos bem. De certeza que se as portas não estão trancadas para quem entra, não estarão para quem quer sair... Pois, não tenho a certeza, é difícil de saber. Ao que parece, nunca ninguém se quis vir embora... E todos prometem voltar!

Está decidido. Vou! É que vou mesmo!! Umm... Um dia destes, com certeza. Qual, não sei bem ao certo.

Costuma dizer-se que quem começa a adiar não passa disso.

Já adiei tempo demais.

O que vale é que a localização geográfica já foi alterada. Quase toda a gente refere a rua que tiveram de subir... A minha imaginação voa imediatamente para uma típica e íngreme rua lisboeta, o escalar, o ai, nunca mais lá chego acima... Isto é mesmo para ver se desencorajam o pessoal. Felizmente, o parque das nações é a direito!

Por outro lado a subida de uma interminável rua lisboeta, que sobe do rio ao céu com uma inclinação mínima de 60º, para finalmente, ao fim de um longo e árduo esforço, se alcançar a porta assinalada pela bandeira das nossas convicções, dá sempre mais suspense à coisa!

Enfim, não há testemunhos desde o fim de Abril. Ai querem ver que o sou a única novata desde há 1 mês??? Ai, que já não vou...

CURIOSOS.

INDECISOS.

Se procuras esclarecimento, novas perspectivas, amizade, (auto-)compreensão, oportunidade de exprimires livremente quem és, aparece!

Verás que te sentirás melhor contigo próprio(a).

Ou não fosse o lema desta organização ajudar-nos a sentirmo-nos EX AEQUO!

Vemo-nos por aí ; )

No comments: